Conheça a ciência por trás das cores que todo cabeleireiro precisa entender
A Colorimetria é uma ciência conhecida para determinar as cores a partir da avaliação do matiz, intensidade e saturação e para utilizar nos cabelos é extremamente necessário conhecimento nas cores e como elas se combinam, como se comportam com as outras.
É interessante o estudo para saber identificar qual é a cor correta do cabelo do seu cliente e a partir daí saber quais misturas de cores que devem ser utilizadas para que você obtenha o resultado desejado, ideal para quem busca um trabalho bem feito.
Saber calcular os efeitos das tintas é muito importante para atingir bons resultados, as diferentes texturas e cores dos cabelos das clientes afetam o processo, então este conhecimento é relevante, já que existem vantagens com o trabalho bem executado como por exemplo:
Economia: Sabendo utilizar as tintas baseando-se no cabelo da sua cliente você evita o desperdício, utiliza o produto correto e assim economiza, já que não será necessária a utilização de vários produtos para alcançar o resultado esperado
Sem erros: Com a frequência de busca por conhecimento no estudo das cores a probabilidade de erro é mínima. Então o ideal é sempre buscar aprimorar as informações com cursos a respeito da colorimetria.
Cliente satisfeita: Com a menor chance de erros e escolha certa de produtos, a cliente fica satisfeita e os cabelos ficam bonitos e saudáveis, já que muitos procedimentos químicos são evitados.
Dicas para utilizar a colorimetria no dia-a-dia:
Use tintas de qualidade, de preferência as que você já tem uma experiência maior, esteja sempre atento aos prazos de validade e guarde em local adequado conforme manda a embalagem.
Pratique sempre, já que sabemos que a prática leva a perfeição, então não tenha medo, todo bom profissional leva tempo para se tornar o que é, na base dos estudos e testes é que se transforma.
Faça o uso do teste de mecha nas suas clientes, principalmente quando o produto não é o que você está acostumado a utilizar, por mais que as colorações tenham o mesmo nome ou a embalagem demonstre uma cor muito próxima elas nunca são iguais, então não se arrisque em acabar um trabalho todo utilizando uma coloração errada
Não se esqueça dos números de tinta nas caixas, eles correspondem a tabela de coloração, assim fica mais fácil saber qual é o tom e calcular de forma correta qual cor utilizar para cada fundo específico.
Comentarios